2018-12-17
Os Hidratos de Carbono são importantes na nossa alimentação, tal como todas as outras categorias alimentares, isto porque ajudam a satisfazer as necessidades energéticas do organismo. No entanto, há hidratos melhores que outros – sabias?

Os Hidratos de Carbono Simples são rapidamente absorvidos e digeridos pelo organismo e, por esse motivo, proporcionam pouca saciedade. O açúcar, os bolos e os refrigerantes fazem parte da lista de exemplos de hidratos de carbono simples.

Quanto aos Hidratos de Carbono Complexos, são a opção mais saudável. Os hidratos de carbono complexos são absorvidos e digeridos lentamente pelo organismo, fazendo-nos sentir saciados mais rapidamente. Os cereais, a batata, o arroz, a massa e as leguminosas secas (feijão, grão, lentilhas) são alguns exemplos de bons hidratos de carbono complexos.

A melhor altura do dia para ingerir hidratos de carbono complexos é ao pequeno-almoço, pois acordamos de um longo período de jejum e precisamos de reforçar os níveis de energia. Nas restantes refeições, os hidratos complexos devem ser ingeridos moderadamente.

Resumindo, os hidratos de carbono são realmente importantes pois a falta de alimentos desta categoria pode levar a:

  • Abrandamento do Metabolismo
  • Ansiedade
  • Prisão de Ventre
  • Dor de Cabeça
  • Alterações do Humor
  • Alterações Hormonais

SUGESTÕES INTELIGENTES…

Evita:Arroz Branco, Massa, Batata, Pão Branco, Cereais Refinados e Bolachas.

Consome:Leguminosas (feijão, grão, ervilha, lentilha), sementes, cereais integrais (arroz integral, quinoa, trigo sarraceno, amaranto, aveia, cevada, milhete, bulgur), oleaginosas (noz, amêndoa, avelã) …

FONTES

PROZIS www.prozis.com DIÁRIO DE UMA DIETISTA diariodeumadietista.com SAÚDE CUF www.saudecuf.pt